A definição dos locais de amostragem da qualidade do ar teve entrou em consideração com a localização e densidade da população residente nas faixas etárias mais jovens (0-14 anos), por Subsecção estatística1 (SSE), a localização e densidade da população residente total por SSE, a dispersão de poluentes na região e a variação da concentração de poluentes em cada local da região. Estes dados referentes à qualidade do ar, foram obtidos a partir de dados históricos medidos em 2004 no âmbito do estudo do projecto SinesBioar. 

Subsecção Estatística (SSE): nível máximo de desagregação da Base Geográfica de Referenciação da Informação (BGRI). A partir da SSE é possível, por agregação, construir qualquer representação de nível hierárquico superior, que poderá corresponder a uma divisão administrativa existente (por ex. Freguesia, Concelho) ou ser definida pelo utilizador.

O mapa seguinte, apresenta a região do Alentejo Litoral e assinala os locais seleccionados para fazer a amostragem à escala regional, definidos de acordo com a metodologia referida. Os círculos a vermelho indicam os locais de amostragem dos tubos difusores e da biodiversidade de líquenes.